Dissertações defendidas em 2023

Nº Dissertações: 20

 


 

Autor: Cláudia Rosane Moreira da Silva

Orientadora:  Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva

Dissertação:  Investigando o Uso de Laboratórios Virtuais no Ensino de Química: Potencialidades e Percepções de Professores do Ensino Médio.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Daniele Correia Sampaio

Orientadora:  Profa. Dra. Luciana de Lima

Dissertação:  Desenvolvimento de Projeto Científico por Alunos do Ensino Médio com Base no Construcionismo e no Uso de Planilha Eletrônica.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Jorge Henrique Oliveira Silva

Orientadora:  Profa. Dra. Raquel Crosara Maia Leite

Dissertação:  “Ciênciapp”: Vídeos Instrucionais Sobre Produção de Conteúdo Digital para o Ensino de Ciências e Biologia.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Lucas Emanuel de Oliveira Maia

Orientador:  Prof. Dr. Francisco Herbert Lima de Vasconcelos

Coorientador: Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes

Dissertação:  Construções de Situações Didáticas Utilizando o Software Modellus e Sua Conexão com a Engenharia Didática e a Modelagem Matemática à Luz do Objeto de Conhecimento de Funções do SPAECE.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Quézia Araújo Silva

Orientadora:  Profa. Dra. Silvany Bastos Santiago

Dissertação:  Mapas Conceituais e o Conteúdo de Cinética Química do Ensino Médio: Contribuições para uma Aprendizagem Significativa dos Discentes.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Carlos Henrique Soares da Silva

Orientadora:  Profa. Dra. Érika Freitas Mota

Dissertação:  Metodologias Ativas no ensino de Biologia Celular por meio de uma Sequência Didática: desafios e possibilidades.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Jorge Luiz Prudêncio Dutra

Orientadora:  Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos

Dissertação:  A Gamificação como recurso didático: um estudo de caso com um discente que apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Discalculia.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Jean Gleison Andrade do Nascimento

Orientador:  Prof. Dr. Antônio Carlos Magalhães

Dissertação:  A utilização da Plataforma WordWall como recurso didático no ensino de Química para o conteúdo de soluções.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Alzenir Herley Marques do Nascimento

Orientador:  Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa

Dissertação:  Projeto Integrador: a Educação Ambiental como prática interdisciplinar no Ensino Médio.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Maria Elza Soares da Frota

Orientadora:  Profa. Dra. Luciana de Lima

Dissertação:  Aprendizagem de Matemática financeira no Ensino Médio: uso de planilha eletrônica em uma abordagem construcionista.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Andressa Maria Tavares Camêlo

Orientador:  Prof. Dr. Antônio Carlos Magalhães

Dissertação:  História em quadrinhos como recurso didático para aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Tatianna Beserra da Costa 

Orientadora:  Profa. Dra. Maria Mozarina Bezerra Almeida

Coorientadora: Profa. Dra. Silvany Bastos Santiago

Dissertação: A contribuição do Jogo Dominando as Funções Inorgânicas como uma ferramenta de aprendizagem significativa nas aulas de química para o Ensino Médio.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Emanuela Moura de Melo Castro

Orientador:  Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Coorientador: Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes

Dissertação: O Ensino da Proporcionalidade na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas: uma engenharia didática com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Ana Maria de Oliveira Rodrigues

Orientadora:  Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva

Coorientadora: Profa. Dra. Luciana de Lima

Dissertação: A utilização de aplicativos para Smartphones como recurso didático no ensino de ligações químicas para a 1ª série do Ensino Médio.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Welesson Portela de Aguiar

Orientadora:  Profa. Dra. Diva Maria Borges Nojosa
Dissertação: Paleonapp: um aplicativo educacional voltado para o ensino e aprendizagem de Paleontologia no Ensino Médio.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Tatiana Rodrigues Lima

Orientadora:  Profa. Dra. Pablyana Leila Rodrigues da Cunha

Dissertação: Cultura Maker no ensino de Química: contribuições para a formação de professores do Ensino Médio.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Adriana de Sousa Almeida

Orientador:  Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa

Dissertação: O desenvolvimento das Unidades Curriculares eletivas do campo do conhecimento biológico numa escola de Ensino Médio em tempo integral do estado do Ceará.

Link:  Ver Dissertação

 

Autor: Giliane Felismino Sales

Orientador:  Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Coorientador: Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes

Dissertação: Sequências didáticas no ensino de Ciências associadas à Cultura Maker com o uso de kits educacionais para a formação de professores da Educação Básica.

Link: Ver Dissertação

 

Autor: Francisco Idelbrando Lima Rodrigues

Orientador:  Prof. Dr. Isaias Batista de Lima

Dissertação: O experimento de baixo custo como recurso didático no ensino de reações químicas e de ácidos e bases no 9º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso.

Link: Ver Dissertação

 

Autor: Iara de Lima Baia

Orientador:  Prof. Dr. Daniel Cassiano de Lima

Coorientadora: Profa. Dra. Renata Castelo Peixoto

Dissertação: Ensino de Biologia para estudantes surdos do ensino médio: uma abordagem bilíngue Libras/Português.

Link: Ver Dissertação