Dissertações defendidas em 2023
Nº Dissertações: 20
Autor: Cláudia Rosane Moreira da Silva
Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Dissertação: Investigando o Uso de Laboratórios Virtuais no Ensino de Química: Potencialidades e Percepções de Professores do Ensino Médio.
Link: Ver Dissertação
Autor: Daniele Correia Sampaio
Orientadora: Profa. Dra. Luciana de Lima
Dissertação: Desenvolvimento de Projeto Científico por Alunos do Ensino Médio com Base no Construcionismo e no Uso de Planilha Eletrônica.
Link: Ver Dissertação
Autor: Jorge Henrique Oliveira Silva
Orientadora: Profa. Dra. Raquel Crosara Maia Leite
Dissertação: “Ciênciapp”: Vídeos Instrucionais Sobre Produção de Conteúdo Digital para o Ensino de Ciências e Biologia.
Link: Ver Dissertação
Autor: Lucas Emanuel de Oliveira Maia
Orientador: Prof. Dr. Francisco Herbert Lima de Vasconcelos
Coorientador: Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes
Dissertação: Construções de Situações Didáticas Utilizando o Software Modellus e Sua Conexão com a Engenharia Didática e a Modelagem Matemática à Luz do Objeto de Conhecimento de Funções do SPAECE.
Link: Ver Dissertação
Autor: Quézia Araújo Silva
Orientadora: Profa. Dra. Silvany Bastos Santiago
Dissertação: Mapas Conceituais e o Conteúdo de Cinética Química do Ensino Médio: Contribuições para uma Aprendizagem Significativa dos Discentes.
Link: Ver Dissertação
Autor: Carlos Henrique Soares da Silva
Orientadora: Profa. Dra. Érika Freitas Mota
Dissertação: Metodologias Ativas no ensino de Biologia Celular por meio de uma Sequência Didática: desafios e possibilidades.
Link: Ver Dissertação
Autor: Jorge Luiz Prudêncio Dutra
Orientadora: Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos
Dissertação: A Gamificação como recurso didático: um estudo de caso com um discente que apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Discalculia.
Link: Ver Dissertação
Autor: Jean Gleison Andrade do Nascimento
Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Magalhães
Dissertação: A utilização da Plataforma WordWall como recurso didático no ensino de Química para o conteúdo de soluções.
Link: Ver Dissertação
Autor: Alzenir Herley Marques do Nascimento
Orientador: Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa
Dissertação: Projeto Integrador: a Educação Ambiental como prática interdisciplinar no Ensino Médio.
Link: Ver Dissertação
Autor: Maria Elza Soares da Frota
Orientadora: Profa. Dra. Luciana de Lima
Dissertação: Aprendizagem de Matemática financeira no Ensino Médio: uso de planilha eletrônica em uma abordagem construcionista.
Link: Ver Dissertação
Autor: Andressa Maria Tavares Camêlo
Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Magalhães
Dissertação: História em quadrinhos como recurso didático para aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental.
Link: Ver Dissertação
Autor: Tatianna Beserra da Costa
Orientadora: Profa. Dra. Maria Mozarina Bezerra Almeida
Coorientadora: Profa. Dra. Silvany Bastos Santiago
Dissertação: A contribuição do Jogo Dominando as Funções Inorgânicas como uma ferramenta de aprendizagem significativa nas aulas de química para o Ensino Médio.
Link: Ver Dissertação
Autor: Emanuela Moura de Melo Castro
Orientador: Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Coorientador: Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes
Dissertação: O Ensino da Proporcionalidade na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas: uma engenharia didática com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental.
Link: Ver Dissertação
Autor: Ana Maria de Oliveira Rodrigues
Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Coorientadora: Profa. Dra. Luciana de Lima
Dissertação: A utilização de aplicativos para Smartphones como recurso didático no ensino de ligações químicas para a 1ª série do Ensino Médio.
Link: Ver Dissertação
Autor: Welesson Portela de Aguiar
Orientadora: Profa. Dra. Diva Maria Borges Nojosa
Dissertação: Paleonapp: um aplicativo educacional voltado para o ensino e aprendizagem de Paleontologia no Ensino Médio.
Link: Ver Dissertação
Autor: Tatiana Rodrigues Lima
Orientadora: Profa. Dra. Pablyana Leila Rodrigues da Cunha
Dissertação: Cultura Maker no ensino de Química: contribuições para a formação de professores do Ensino Médio.
Link: Ver Dissertação
Autor: Adriana de Sousa Almeida
Orientador: Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa
Dissertação: O desenvolvimento das Unidades Curriculares eletivas do campo do conhecimento biológico numa escola de Ensino Médio em tempo integral do estado do Ceará.
Link: Ver Dissertação
Autor: Giliane Felismino Sales
Orientador: Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Coorientador: Prof. Dr. Daniel Brandão Menezes
Dissertação: Sequências didáticas no ensino de Ciências associadas à Cultura Maker com o uso de kits educacionais para a formação de professores da Educação Básica.
Link: Ver Dissertação
Autor: Francisco Idelbrando Lima Rodrigues
Orientador: Prof. Dr. Isaias Batista de Lima
Dissertação: O experimento de baixo custo como recurso didático no ensino de reações químicas e de ácidos e bases no 9º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso.
Link: Ver Dissertação
Autor: Iara de Lima Baia
Orientador: Prof. Dr. Daniel Cassiano de Lima
Coorientadora: Profa. Dra. Renata Castelo Peixoto
Dissertação: Ensino de Biologia para estudantes surdos do ensino médio: uma abordagem bilíngue Libras/Português.
Link: Ver Dissertação