Inicial
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Disciplina: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: SIM Carga horária: 48 Créditos: 3.0
Área(s) de concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Ementa
O professor e o profissional da área. O saber e o conhecimento. Didática e metodologias para o ensino de Ciências e Matemática. A Engenharia Didática. A Seqüência Fedathi.
Bibliografia
HENNING, J. G. Metodologias de Ensino de Ciências. Ed. Mercado Aberto, 1994.
CHEVALLARD, Yves. GASCÓN, Josep. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Ed. Artmed, 2001.
ARTIGUE, Michele. Ingénieire didactique, Didactique des Mathématiques. Delachaux et Niestlé, 1996.
BORGES Neto, Hermínio. Cunha, F. G. M. e Lima, I. P. A Seqüência Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem da Matemática e sua aplicação de retas paralelas, GT 19: Educação Matemática – EPENN. São Luiz, 2001.
MOREIRA, M. A., MASINI, Elcie A. F. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. 2ª ed. São Paulo. Centauro, 2006. 111p.
Revista Brasileira de Ensino de Física.