Dissertações anteriores a 2018

Dissertações defendidas em 2010 

Título: Dificuldades na aprendizagem operatória de números inteiros no ensino fundamental.
Orientando: Francisco Tavares da Rocha Neto
Orientador: José Othon Dantas Lopes
Ver Dissertação 

Título: A Produção de vídeos como estratégia pedagógica no ensino de biologia.
Orientando: Daniel Azevedo de Brito
Orientadora: Ivoneide Pinheiro de Lima
Ver Dissertação 


 

 Dissertações defendidas em 2011 

Título: O ensino de biologia e educação ambiental: práticas alternativas como subsídio na conscientização ético-ambiental estudantil.
Orientanda: Karla Maria Rocha Saraiva
Orientadora: Maria Erivalda Farias Aragão
Coorientador: Isaias Batista Lima 
Ver Dissertação 

Título: Uma abordagem do modelo padrão da física de partículas acessível a alunos do ensino médio.
Orientando: Marcilon Chaves Maia
Orientador: Carlos Alberto Santos de Almeida
 Ver Dissertação 

Título: O uso da calculadora HP-12C nas operações de matemática financeira comercial com ênfase na análise de investimento.
Orientando: Antônio Falcão Neto
Orientador: José Othon Dantas Lopes
Ver Dissertação 

Título: O ensino de biologia e química para alunos surdos no ensino médio da rede pública da cidade de Fortaleza: estudo de caso.
Orientanda: Josefa Hilda Siqueira Monteiro
Orientador: Sandro Thomaz Gouveia
Coorientadora: Diva Maria Borges Nojosa
Ver Dissertação 

Título: As concepções de educação ambiental subjacentes aos discursos docentes e discentes: do arcabouço jurídico ao cotidiano.
Orientando: Igor de Moraes Paim
Orientadora: Diva Maria Borges Nojosa
Coorientador: Christiano Franco Verola
Ver Dissertação 

Título: O jogo como recurso pedagógico na formação de professores de matemática.
Orientando: Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos
Orientadora: Ivoneide Pinheiro de Lima
Ver Dissertação   

Título: O desenvolvimento de representações gráficas em software educativo para facilitar significativa e colaborativamente a construção do conceito de funções matemáticas.
Orientando: Antonio Marcos da Costa Silvano
Orientador: Júlio Wilson Ribeiro
Ver Dissertação 

Título: Estudos investigativos sobre a influência das novas tecnologias na educação e na qualidade de vida dos adultos.
Orientando: José Eranildo Teles do Nascimento
Orientadora: Eloneid Felipe Nobre
Ver Dissertação 

Título: A prática de leitura no ensino de química: uma proposta pedagógica de ensino contextualizado.
Orientanda: Luciene Nobre Girão
Orientadora: Ivoneide Pinheiro de Lima
Ver Dissertação

 


 

Dissertações defendidas em 2012  

Título: Seara da Ciência: contribuições à formação docente de licenciandos de física.
Orientando: Fernando Martins de Paiva
Orientador: Carlos Alberto Santos de Almeida
Ver Dissertação 

Título: Um estudo investigativo sobre a inserção de tecnologia multimídia no ensino de física de nível médio.
Orientando: Luciano Santos Lima
Orientadora: Eloneid Felipe Nobre
Ver Dissertação 

Título: Aulas práticas sobre educação ambiental ministradas em uma escola de ensino fundamental da região metropolitana de Fortaleza – CE.
Orientando: Jullio da Costa Batista Parente
Orientadora: Gisele Simone Lopes
Ver Dissertação 

Título: A utilização de ferramentas da informática educativa como instrumento pedagógico no estudo da eletricidade em uma perspectiva de aprendizagem significativa.
Orientando: Antonio Mozane Teixeira da Silva
Orientador: Carlos Alberto Santos de Almeida
Ver Dissertação 

Título: A teoria aliada a experimentação na abordagem das leis ponderais da matéria para a promoção de aprendizagem significativa no ensino médio.
Orientando: Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior
Orientadora: Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Ver Dissertação 

Título: O uso pedagógico de software educativo e práticas experimentais de química para facilitar a aprendizagem significativa e colaborativa.
Orientando: Jailson Tavares Cruz
Orientador: Júlio Wilson Ribeiro
Ver Dissertação 

Título: Eletricidade por meio de oficinas pedagógicas: contribuições da teoria sócio-interacionista.
Orientando: Francisco Joselito Parente Camelo
Orientadora: Ivoneide Pinheiro de Lima
Ver Dissertação 

Título: O ensino de química: a relação teoria-prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa.
Orientanda: Leiliane Lopes Lima
Orientadora: Gisele Simone Lopes
Coorientador: Isaias Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Facilitação da aprendizagem do modelo atômico integrando-se o uso pedagógico de tecnologia digital.
Orientando: Darcilio Dutra de Melo
Orientadora: Maria das Graças Gomes
Ver Dissertação 

Título: Explorando o uso do computador na formação de professores de ciências e matemática à luz da aprendizagem significativa e colaborativa.
Orientando: Adriano Silveira Machado
Orientador: Isaias Batista Lima
Coorientadora: Maria das Graças Gomes
Ver Dissertação 

Título: O ensino da física numa abordagem experimental: resignificando a prática docente.
Orientando: José Eldésio de Oliveira
Orientadora: Eloneid Felipe Nobre
Ver Dissertação 

Título: A geometria dinâmica como ferramenta para o ensino de funções trigonométricas em um ambiente virtual de aprendizagem.
Orientando: Mário Wedney de Lima Moreira
Orientador: José Rogério Santana
Ver Dissertação 

Título: Horta escolar como espaço didático para a educação em ciências.
Orientando: Gustavo Krysnamurthy Linhares Brandão
Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite
Ver Dissertação 

Título: Reflexões sobre a importância do jogo na educação matemática.
Orientanda: Maria Vânia Moreira Maia
Orientador: José Othon Dantas Lopes
Ver Dissertação 

Título: O uso do software geogebra como ferramenta pedagógica no estudo de funções quadráticas em turmas de 9º ano do ensino fundamental do CMF.
Orientando: Francisco Ademir Lopes de Souza
Orientador: Francisco Gêvane Muniz Cunha
Coorientador: Isaias Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: A comunidade de blogs myopera como ambiente virtual de aprendizagem para ensinar química no ensino médio: um estudo de caso.
Orientando: Clauton Moreira da Silva
Orientadora: Gisele Simone Lopes
Ver Dissertação 

Título: O uso de práticas laboratoriais de biologia no ensino médio: um estudo em torno das competências e habilidades.
Orientando: Clodovagner José Evaristo Pereira
Orientadora: Maria Izabel Gallão
Ver Dissertação 

Título: O uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na sensibilização dos alunos do 5° ano do ensino fundamental sobre a prevenção da dengue.
Orientando: Harlei Ferreira Araújo
Orientadora: Maria Erivalda Farias Aragão
Ver Dissertação 

Título: Mapeamento cognitivo da aprendizagem telecolaborativa de professores de ciências e matemática em formação: análise de narrativas tecidas em fóruns de discussão.
Orientando: Ubaldo Tonar Teixeira Goés
Orientador: Júlio Wilson Ribeiro
Ver Dissertação 

Título: O ensino de energia e o livro didático de física: um olhar através do construtivismo humano.
Orientando: Douglas Pereira Gomes da Silva
Orientador: Isaias Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: O blog como ferramenta pedagógica no ensino de Química.
Orientando: Carlos Alberto da Silva Sousa
Orientadora: Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Ver Dissertação

 


  

Dissertações defendidas em 2013 

Título: Saberes pedagógicos e o desenvolvimento de metodologias de ensino de biologia: o PIBID como elemento de construção.
Orientanda: Maria Márcia Melo de Castro Martins
Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite
Ver Dissertação 

Título: Ações pedagógicas e concepções sobre educação ambiental: um estudo de caso.
Orientanda: Katiane Oliveira Lôbo
Orientadora: Diva Maria Borges Nojosa
Coorientadora: Lucilene Silva Pereira Soares
Ver Dissertação 

Título: Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008, 2009 e 2010.
Orientanda: Luzia de Queiroz Hippolyto
Orientador: Isaias Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nível médio.
Orientando: Antônio Nunes de Oliveira
Orientador: Carlos Alberto Santos de Almeida
Ver Dissertação 

Título: Docência em matemática e formação em serviço: um estudo sobre a epistemologia da prática em torno do conceito de professor reflexivo.
Orientando: Francisco José de Lima
Orientador: Isaias Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: A construção do conceito de número natural e o uso das operações fundamentais nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise conceitual.
Orientanda: Joelma Nogueira dos Santos
Orientador: José Rogério Santana
Coorientador: José Othon Dantas Lopes
Ver Dissertação 

Título: O Enem sob a percepção dos professores de química do ensino médio da rede particular de ensino do município de Sobral - CE.
Orientando: Francisco Carlos James Aguiar Dias
Orientador: Isaias Batista de Lima
Coorientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Ver Dissertação 

Título: A abordagem de temas contemporâneos de biologia no ensino médio: um estudo exploratório.
Orientanda: Deborah Ximenes Torres Holanda
Orientadora: Maria Izabel Gallão
Coorientadora: Raquel Crosara Maia Leite
Ver Dissertação 

Título: O uso de blogs e aulas experimentais como práticas educativas no ensino de físico-química para o ensino médio: um estudo descritivo a partir do conceito de aprendizagem significativa.
Orientanda: Patrícia Matias Sena de Carvalho
Orientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Coorientador: Isaias Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Proposta de um manual de práticas de química utilizando materiais do cotidiano para a Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Índios Tapebas.
Orientanda: Regina Célia Silva Soares
Orientador: Francisco Belmino Romero
Ver Dissertação 

Título: Os conceitos de habilidades e competências subjacentes ao ENEM e o livro didático do 1º ano do ensino médio: um estudo comparativo.
Orientando: Francisco Kaires Braga da Costa
Orientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Ver Dissertação 

Título: O ensino de química e as tecnologias educacionais: o uso pedagógico do software VLAB.
Orientando: Francisco de Souza Arnaud Júnior
Orientadora: Eloneid Felipe Nobre
Ver Dissertação 

Título: Estudo em grupo como ferramenta pedagógica: uma pesquisa-ação da aprendizagem de química no ensino médio.
Orientando: Raimundo Plácido Melo Soares Lima
Orientadora: Maria das Graças Gomes
Ver Dissertação  

Título: O uso do software de autoria jclic como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática nas séries finais do ensino fundamental por meio da construção de jogos educativos.
Orientando: José Cláudio Moreira da Silva
Orientador: José Rogério Santana
Ver Dissertação

 


 

Dissertações defendidas em 2014 

Título: Equações algébricas: aspectos históricos e um estudo sobre métodos algébricos, geométricos e computacionais de solução.
Orientando: Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira
Orientador: José Othon Dantas Lopes
Ver Dissertação 

Título: O uso de modelos tridimensionais como ferramenta pedagógica no ensino de biologia para estudantes com deficiência visual.
Orientanda: Genselena Fernandes Mariz
Orientadora: Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Ver Dissertação 

Título: A física no ensino médio através do estudo de fenômenos físicos em um automóvel.
Orientando: Caio César Moreira Chagas
Orientador: Paulo de Tarso Cavalcante Freire
Ver Dissertação 

Título: Práticas educativas: o uso do estudo dirigido e do seminário e suas contribuições para a aprendizagem significativa em química no 3º ano do ensino médio.
Orientanda: Edneide Maria Ferreira da Silva
Orientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Coorientador: Isaias Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Análise do ensino de física no ensino médio: um estudo de caso.
Orientando: Alex Samyr Mesquita Barbosa
Orientador: Carlos Alberto Santos de Almeida
Ver Dissertação 

Título: A análise das questões de química no novo ENEM.
Orientando: Odijas de Pinho Ellery
Orientadora: Gisele Simone Lopes
Ver Dissertação 

Título: O uso pedagógico do software Modellus na prática colaborativa de alunos para facilitar o desenvolvimento da aprendizagem significativa de cinemática.
Orientando: Ricardo Diniz Souza e Silva
Orientador: Júlio Wilson Ribeiro
Ver Dissertação 

Título: Elaboração e descrição de situações didáticas com amparo na sequência Fedathi: o caso da integral imprópria.
Orientando: Alessandro Mendonça Nassarela
Orientador: Francisco Regis Vieira Alves
Ver Dissertação 

Título: Produção de conhecimento em biologia com práticas educomunicativas.
Orientando: Célio Alves Ribeiro
Orientadora: Diva Maria Borges Nojosa
Coorientadora: Cátia Luzia Oliveira da Silva
Ver Dissertação 

Título: Educação ambiental e interdisciplinaridade: da explicitação dos conceitos nos PCNs e DCNEM à prática pedagógica no ensino médio.
Orientanda: Suiane Costa Alves
Orientador: Isaías Batista de Lima
Coorientadora: Gisele Simone Lopes
Ver Dissertação

 


 

Dissertações defendidas em 2015 

Título: Dificuldades inerentes à compreensão e resolução de problemas envolvendo as leis de Newton.
Orientando: Harley Passos Beserra
Orientador: Paulo de Tarso Cavalcante Freire 
Ver Dissertação 

Título: Proposta de abordagem do teorema do ângulo externo na formação continuada de professores de matemática da educação a distância (ead) com o uso do geogebra.
Orientando: Marciano Araújo Santana
Orientador: José Rogério Santana
Ver Dissertação 

Título: Os produtos educacionais de química desenvolvidos por mestrados profissionais em ensino de ciências no Brasil.
Orientanda: Dafne Alexandre Cavalcante
Orientadora: Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Coorientadora: Simone da Silveira Sa Borges
Ver Dissertação 

Título: Inferência de componentes principais no desempenho discente em um curso de licenciatura em física semipresencial da Universidade Federal do Ceará (UFC) utilizando elementos da análise multivariada.
Orientando: Francisco Carlos Castro
Orientador: José Rogério Santana
Ver Dissertação 

Título: Mediação do lúdico como fator de motivação na aprendizagem significativa no ensino de tabela periódica.
Orientando: Francisco Neuzimar de Azevedo Andrade
Orientadora: Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Coorientador: Antônio Carlos Magalhães
Ver Dissertação 

Título: Uso de ferramentas pedagógicas para o ensino de cálculo de uma variável em cursos semipresenciais: o caso do Instituto Federal do Ceará.
Orientando: Wellington Lúcio Bezerra
Orientador: Francisco Gêvane Muniz Cunha
Ver Dissertação 

Título: Construção e análise de um forno solar como uma atividade prática não formal no ensino de física.
Orientando: José Souto Sarmento
Orientadora: Eloneid Felipe de Nobre
Coorientadora: Silvany Bastos de Santiago
Ver Dissertação 

Título: Ecojogo: produção de jogo didático e análise de sua contribuição para a aprendizagem em educação ambiental.
Orientando: Rafael Bezerra e Silva
Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite
Ver Dissertação 

Título: A Sequência Fedathi para uma aprendizagem significativa da função afim: uma proposta didática com o uso do software geogebra.
Orientando: Antônio Marcos de Souza
Orientador: José Rogério Santana
Coorientadora: Maria José Costa dos Santos
Ver Dissertação 

Título: Proposta de abordagem para as técnicas de integração usando o software Geogebra.
Orientanda: Cristina Alves Bezerra
Orientador: Francisco Regis Vieira Alves
Ver Dissertação 

Título: Educação ambiental e manguezais: uma proposta de ensino colaborativo para alunos de uma escola pública de ensino médio em Aquiraz.
Orientanda: Humberto Joca Nolêto
Orientadora: Maria Izabel Gallão
Coorientadora: Raquel Crosara Maia Leite
Ver Dissertação 

Título: A concepção do ensino de clonagem nos livros didáticos de biologia do ensino médio numa perspectiva histórica.
Orientando: Rogério Mendes Lopes
Orientador: Isaías Batista de Lima
Coorientadora: Raquel Crosara Maia Leite
Ver Dissertação 

Título: Manifestação geométrica das formas indeterminadas de funções: situações didáticas apoiadas na tecnologia.
Orientando: Marcos Antônio de Macedo
Orientador: Francisco Regis Vieira Alves
Ver Dissertação 

Título: O PIBID e o papel das tríades formativas na formação inicial e continuada de professores de ciências: a formação de professores de química em questão.
Orientanda: Joyce Melo Mesquita
Orientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental.
Orientanda: Antonia Gorete Zeferino de Menezes
Orientadora: Diva Maria Borges Nojosa
Coorientador: Sandro Thomaz Gouveia
Ver Dissertação 

Título: A aprendizagem matemática no âmbito do programa jovem de futuro: foco na metodologia entre jovens.
Orientando: Joilson Pedrosa de Sousa
Orientadora: Maria José Costa dos Santos
Ver Dissertação 

Título: O ensino de química para alunos surdos: desafios e práticas dos professores e interpretes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos traduzidos para libras.
Orientanda: Esilene dos Santos Reis
Orientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Coorientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: A aprendizagem cooperativa e o uso do blog como ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem de biologia: um estudo de caso.
Orientando: Lyndon Johnson Batista de Souza
Orientador: Carlos Alberto Santos de Almeida
Coorientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Aulas em multimídia como ferramenta pedagógica na melhoria do ensino de química de alunos do 1º ano do ensino médio: um estudo de caso.
Orientando: Carlos Antônio Chaves de Oliveira 
Orientadora: Maria das Graças Gomes
Coorientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: A construção de um site educacional por alunos de um curso do ensino médio profissionalizante: contribuições para o ensino de biologia.
Orientanda: Cláudia Joelma Guerreiro
Orientadora: Maria Izabel Gallão
Coorientadora: Raquel Crosara Maia Leite
Ver Dissertação 

Título: Dialogicidade, experimentação e aprendizagem cooperativa aplicadas ao ensino de ligações químicas e interações intermoleculares.
Orientando: Mário Marques de Sousa
Orientador: Isaías Batista de Lima
Coorientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Ver Dissertação 

Título: Contribuições dos jogos e atividades lúdicas para a aprendizagem significativa em química orgânica no 3º ano do ensino médio.
Orientanda: Eciângela Ernesto Borges
Orientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Coorientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Avaliação da aprendizagem em química orgânica no ensino médio: um estudo descritivo.
Orientando: Elison Alexandre da Silva
Orientadora: Gisele Simone Lopes
Ver Dissertação 

Título: A Sequência Fedathi e o ensino de sólidos geométricos.
Orientando: João Paulo Benevides Lopes
Orientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: A alfabetização científica na formação inicial dos professores de química: contribuições do Museu Itinerante de Química no Instituto Federal do Piauí - IFPI/PICOS.
Orientanda: Francisca das Chagas Alves da Silva
Orientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Coorientadora: Silvany Bastos Santiago
Ver Dissertação

 



Dissertações defendidas em 2016
 
 

Título: O uso pedagógico da simulação de circuitos elétricos resistivos em atividades escolares para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem significativa e colaborativa de Física.
Orientando: Francisco das Chagas da Conceição
Orientador: Júlio Wilson Ribeiro
Coorientador: Paulo de Tarso Cavalcante Freire
Ver Dissertação 

Título: Núcleo de trabalho, pesquisas e práticas sociais (NTPPS) no estado do Ceará: breve descrição.
Orientando: Crismacleiton Galdino Mota
Orientadora: Maria José Costa dos Santos
Ver Dissertação 

Título: O uso do editor de slides aliado a prática experimental de química como ferramenta educativa para maximizar o processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica.
Orientando: Rafael Nascimento Sousa
Orientador: Antônio Carlos Magalhães
Ver Dissertação 

Título: Informações sobre o papiloma vírus humano (HPV) em coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio indicados pelo programa nacional do livro didático de 2015.
Orientando: Luiz Roberto Costa
Orientadora: Maria Erivalda Farias de Aragão
Ver Dissertação 

Título: O ensino de eletroquímica no ensino médio por investigação: uma abordagem à luz da aprendizagem cooperativa.
Orientanda: Luciene Maria do Nascimento Lima
Orientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Aulas-passeio: contribuições para aprendizagens em ciências.
Orientanda: Angelina dos Santos Oliveira
Orientador: Daniel Cassiano Lima
Ver Dissertação 

Título: Motivação intrínseca e extrínseca aplicada ao ensino de Física: um estudo de caso.
Orientanda: André Chaves de Brito
Orientador: Afrânio de Araújo Coelho
Ver Dissertação 

Título: Olimpíadas de Matemática: concepção e descrição de “situações olímpicas” com o recurso do software Geogebra.
Orientanda: Cícera Carla do Nascimento Oliveira
Orientador: Francisco Régis Vieira Alves
Ver Dissertação 

Título: A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
Orientanda: Francisca Gardênia Carlos Fama
Orientador: Daniel Cassiano Lima
Ver Dissertação 

Título: Uma proposta de abordagem dos números complexos com o uso do GeoGebra.
Orientando: José Gleisson da Costa Germano
Orientador: Francisco Régis Vieira Alves
Ver Dissertação 

Título: O Portal do Professor como suporte para as estratégias metodológicas no ensino de genética.
Orientando: Victor Hugo Teixeira Alves
Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite
Ver Dissertação 

Título: Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de cinética química.
Orientando: Jhonnata de Sousa Batista
Orientadora: Maria das Graças Gomes
Ver Dissertação 

Título: A Aprendizagem Cooperativa: uma estratégia para o estudo do Eletromagnetismo no ensino médio.
Orientando: Francisco José da Rocha
Orientadora: Silvany Bastos Santiago
Coorientadora: Eloneid Felipe Nobre
Ver Dissertação 

Título: O conteúdo de polímeros no livro didático do ensino médio, e seu ensino, na perspectiva de uma abordagem contextualizada.
Orientando: Walace Martins Moreira
Orientadora: Pablyana Leila Rodrigues da Cunha
Coorientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: O ensino na modalidade de semestralidade na rede de ensino pública estadual do Ceará na percepção dos professores: um estudo de caso.
Orientanda: Cíntia Ferreira Bezerra
Orientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Análise do material didático do curso de licenciatura em física da Universidade Federal do Ceará na modalidade de educação a distância.
Orientanda: Caniggia Carneiro Pereira
Orientadora: Eloneid Felipe Nobre
Ver Dissertação 

Título: Uma proposta metodológica para o ensino dos números complexos: história e prática.
Orientando: Paulo Alexandre Sousa Queiroz
Orientadora: Ana Carolina Costa Pereira
Coorientador: Francisco Régis Vieira Alves
Ver Dissertação 

Título: A diversidade faunística nos livros didáticos do programa nacional para o 7° ano do ensino fundamental.
Orientando: Francisco Xavier da Silva
Orientadora: Diva Maria Borges Nojosa
Ver Dissertação


 

Dissertações defendidas em 2017 

Título: Uso da química forense como ferramenta de ensino através da aprendizagem significativa.
Orientanda: Ana Kedyna Ribeiro de Souza
Orientadora: Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Ver Dissertação  

Título: O Ensino da educação ambiental e os PCN e DCNEM: Concepções e práticas dos professores de ciências do ensino médio.
Orientanda: Glauciane Camelo Pinho
Orientadora: Maria Mozarina Beserra Almeida
Coorientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: A Horta hidropônica como possibilidade do ensino das ciências: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental do município de Horizonte - Ceará.
Orientanda: Maria Rosilene Ceciano Lima
Orientadora: Maria Erivalda Farias de Aragão
Ver Dissertação 

Título: Uso pedagógico de software de simulação para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem significativa de conteúdos de eletroquímica no ensino médio.
Orientando: Alexandre D’ Emery da Silva Gomes
Orientador: Júlio Wilson Ribeiro
Coorientador: José Rogério Santana
Ver Dissertação 

Título: Integração curricular da área de proteção ambiental de Baturité no ensino de biologia na 2ª série do ensino médio do Liceu de Baturité Domingos Sávio.
Orientando: Robério Lima Cavalcante
Orientadora: Diva Maria Borges Nojosa
Ver Dissertação 

Título: A Aprendizagem cooperativa como estratégia metodológica no ensino da matemática no ensino médio.
Orientando: Rodolfo Sena Penha
Orientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: A formação matemática do pedagogo: reflexões sobre o ensino de geometria.
Orientando: Norma Sueli Oliveira Vieira
Orientadora: Maria José Costa dos Santos
Ver Dissertação 

Título: O Ensino de física com uso de aparelhos de imagem diagnóstica: Um estudo comparativo.
Orientando: Francisco Carlos Ribeiro Rodrigues Júnior
Orientador: Isaías Batista de Lima
Ver Dissertação 

Título: Aplicação de uma sequencia didática no ensino de Biologia.
Orientando: João Gláucio Siqueira Matos Mota
Orientadora: Maria Izabel Gallão
Coorientador: Christiano Franco Verola
Ver Dissertação