Inicial
Lista de deferidos Edital 2021
A Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará - UFC, divulga a lista dos deferidos do Edital de Seleção nº 01/2021. Para conferir na íntegra, acesse em Processo Seletivo no menu principal, Processo seletivo 2021 .
Livros
Interdisciplinaridade em tecnologia educacional e educação ambiental
Borges-Nojosa, Diva Maria (org.) ; LIMA, Isaías Batista de (org.); Ribeiro, Júlio Wilson.(org.) Interdisciplinaridade em tecnologia educacional e educação ambiental. Fortaleza : Imprensa Universitária, 2018. 276 p. (Estudos da Pós-Graduação)
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática
Borges-Nojosa, Diva Maria (org.); LIMA, Isaías Batista de (org.); RIBEIRO, Júlio Wilson (org.). Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2018. 388 p. ( Coleção Estudos da Pós-graduação)
Propostas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática
teste12
teste
Linhas de Pesquisa
Divulgação científica e espaços não formais para o ensino de Ciências
Investigar e analisar como diferentes espaços formais ou não-formais (salas de aula, laboratórios, centros e museus de ciência, mostras de ciências e tecnologias, teatro, artes, jornalismo científico etc.) podem influenciar no ensino e aprendizado do conhecimento científico.
Métodos pedagógicos no ensino de Ciências
Analisar e pesquisar o papel da mediação pedagógica voltada à postura do professor frente ao pensamento científico, modalidades de ensino e práticas educativas.
Investigar estratégias didático-metodológicas relativas ao papel da experimentação, valorizando os conteúdos, a construção da relação ensino e aprendizagem e se vivenciar a ação da ciência.
Tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática
Elaborar e validar sessões didáticas onde o caráter investigativo e a autonomia do aluno sejam estimulados no processo de construção do conhecimento.
Analisar metodologias, mediações e técnicas para se estabelecer uma utilização adequada das tecnologias digitais como instrumentos voltados para auxílio da construção do processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática.
Desenvolver sessões didáticas que utilizem tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática.
Pesquisar e desenvolver softwares para aplicações em sessões didáticas no ensino de Ciências e Matemática.
Promover uma integração entre laboratórios de informática e ensino de Ciências e Matemática.