Inicial

Lista de deferidos Edital 2021

A Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará - UFC, divulga a lista dos deferidos do Edital de Seleção nº 01/2021. Para conferir na íntegra, acesse em Processo Seletivo no menu principal, Processo seletivo 2021 .

Livros

Interdisciplinaridade em tecnologia educacional e educação ambiental

inter amb

Borges-Nojosa, Diva Maria (org.) ; LIMA, Isaías Batista de (org.); Ribeiro, Júlio Wilson.(org.) Interdisciplinaridade em tecnologia educacional e educação ambiental. Fortaleza : Imprensa Universitária, 2018. 276 p. (Estudos da Pós-Graduação)


 

Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática

inter ensino

Borges-Nojosa, Diva Maria (org.); LIMA, Isaías Batista de (org.); RIBEIRO, Júlio Wilson (org.). Interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2018. 388 p. ( Coleção Estudos da Pós-graduação)


 

Propostas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática

propostas

 

SILVA, M.G.V; ALMEIDA, C. A. S. (Org.) ; GALAO, I. (Org.) ; ALVES, F. R. V. (Org.) . Propostas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática. 1. ed. Curitiba-PR: Editora CRV, 2018. v. 1. 446p.
 

 

Primeiros passos na Mecânica Quântica

 

 

 

Autor: Paulo Tarso Cavalcante Freire. 1º edição. Editora Corsário. 

 

teste12

teste

Grupos de Estudo

Grupo de Estudo FIMEPECIM - ENCIMA/UFC

O Grupo de Estudo FIMEPECIM, é formado por membros mestrandos do ENCIMA - UFC e interessados, tendo como coordenador do projeto o Prof. Dr. Isaías Batista de Lima, com apoio da coordenação do ENCIMA e tem a finalidade de refletir acerca da metodologia da pesquisa e do ensino de ciências e matemática.

Linhas de Pesquisa

Divulgação científica e espaços não formais para o ensino de Ciências

Investigar e analisar como diferentes espaços formais ou não-formais (salas de aula, laboratórios, centros e museus de ciência, mostras de ciências e tecnologias, teatro, artes, jornalismo científico etc.) podem influenciar no ensino e aprendizado do conhecimento científico.

Métodos pedagógicos no ensino de Ciências

Analisar e pesquisar o papel da mediação pedagógica voltada à postura do professor frente ao pensamento científico, modalidades de ensino e práticas educativas.
Investigar estratégias didático-metodológicas relativas ao papel da experimentação, valorizando os conteúdos, a construção da relação ensino e aprendizagem e se vivenciar a ação da ciência.

Tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática

Elaborar e validar  sessões didáticas onde o caráter investigativo e a autonomia do aluno sejam estimulados no processo de construção do conhecimento.
Analisar metodologias, mediações e técnicas para se estabelecer uma utilização adequada das tecnologias digitais como instrumentos voltados para auxílio da construção do processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática.
Desenvolver sessões didáticas que utilizem tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática.
Pesquisar e desenvolver softwares para aplicações em sessões didáticas no ensino de Ciências e Matemática.
Promover uma integração entre laboratórios de informática e ensino de Ciências e Matemática.