Inicial
Profa. Dra. Diva Maria Borges Nojosa
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5897985578504675
Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1987), obtendo o mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1991), e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional -Rio de Janeiro / UFRJ (2002). Ingressou na Universidade Federal do Ceará em 1992, sendo atualmente professora Adjunta, coordenadora do Núcleo Regional de Ofiologia-UFC (NUROF-UFC) e orientadora nos Cursos de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) e Ensino em Ciências e Matemática (ENCIMA), ambos na UFC. Desenvolve pesquisas na área de Herpetologia, com ênfase em Sistemática, Zoogeografia e Ecologia, atuando principalmente nas áreas relictuais de mata atlântica no nordeste (Brejos-de-altitude) e nos ambientes Caatinga e Costeiro. Também desenvolve projetos de Educação Ambiental relacionados principalmente à herpetologia, aplicados na linha da Divulgação Científica.
Prof. Dr. Carlos Alberto Santos de Almeida
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4841596242259728
Possui graduação em Curso de Fisica - Departamento de Física (1980), mestrado em Física pela UFC - Departamento de Física (1984) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Ceará. Atua no curso de Pós-graduação em Física da UFC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de campo topológicas, modelos de brane worlds, superfluidos holográficos, colisões de solitons, modelos alternativos de gravitação, supersimetria em teoria de campos. Atua também no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC nas linhas de pesquisa Métodos pedagógicos no ensino de Ciências e Divulgação científica e espaços não formais para o ensino de Ciências.
Prof. Dr. Afrânio de Araújo Coelho
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1578697770719732
Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1990) e doutor em Meteorologia pela Université de Toulouse III - Paul Sabatier (1996). Entre 1996 e 2005 participou de projetos de pesquisa na área de Instrumentação Meteorológia, com ênfase em contagem de partículas, granulometria de nuvens, medidas aerotransportadas e microfísica de nuvens quentes. Entre 2003 e 2004 realizou estágio de pós-doutoramento na equipe do Dr. Jean-Louis Brenguier do Centre National de Recherches Météorologiques - CNRM da Météo-France, em Toulouse. A partir de 2005 dedica-se a atividades relacionadas ao ensino da Física. Neste curso, ministrou disciplinas de Física Geral, Métodos de Ensino de Física e Estagio Supervisionado e foi Coordenador entre 2007 e 2009. Em atividades de pós-graduação, também voltadas à área de ensino, é membro do colegiado do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA , da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. Participou também em projetos de ensino e extensão onde foi coordenador na área de Física do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UFC, de 2009 a 2010, fomentado pela CAPES/DEB e do Projeto Interdisciplinar de Formação Continuada para Professores de Comunidades Pesqueiras do Ceará, fomentado pelo MEC/SESU no âmbito do PROEXT 2009. Está cadastrado como Professor Pesquisador da Universidade Aberta do Brasil - UAB, onde atuou em disciplinas semi-presenciais ofertadas pelo Instituto Universidade Virtual da UFC dos cursos de licenciatura em Química e Física. Foi membro do Grupo de Trabaho de Elaboração do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Internacional da Integração Luso-Afro Brasileira - UNILAB. Atualmente é Professor Associado e ocupa as funções de Coordenador de Área de Formação de Professores e do Curso de Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB.
Docentes
Nome dos docentes que integram o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA UFC.
- Prof. Dr. Antônio Carlos Magalhães
- Prof. Dr. Carlos Alberto Santos de Almeida
- Prof. Dr. Daniel Cassiano Lima
- Profa. Dra. Diva Maria Borges-Nojosa
- Profa. Dra. Erika Freitas Mota
- Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
- Profa. Dra. Gisele Simone Lopes
- Prof. Dr. José Rogério Santana
- Prof. Dr. Isaías Batista de Lima
- Profa. Dra. Luciana de Lima
- Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva
- Profa. Dra. Maria Izabel Gallão
- Profa. Dra Maria José Costa dos Santos
- Profa. Dra. Mozarina Beserra Almeida
- Profa. Dra. Pablyana Leila Rodrigues da Cunha
- Prof. Dr. Paulo de Tarso Cavalcante Freire
- Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa
- Profa. Dra. Raquel Crosara Maia Leite
- Profa. Dra. Silvany Bastos Santiago
TEORIAS DA EDUCAÇÃO
Disciplina: TEORIAS DA EDUCAÇÃO
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: SIM Carga horária: 48 Créditos: 3.0
Área(s) de concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Ementa
Estudo das correntes pedagógicas contemporâneas, raízes históricas, influência da Filosofia, da Sociologia e da Psicologia. Relação currículo e didática.
Bibliografia
DEWEY, J. Vida e educação. Ed. Abril Cultural, p 318, São Paulo, 1985.
VYGOSTKY, J. Pensamento e linguagem. Ed. Martins Fontes, 1993.
PIAGET, J. Epistemologia genética. Ed. Martins Fontes, 1990.
GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis, Ed. Vozes, 1986.
APPLE, M. Ideologia e currículo. Brasiliense, 1982.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 3ª ed. P 245, 1994.