Inicial

ESTUDOS ORIENTADOS I

Disciplina: ESTUDOS ORIENTADOS I
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: NÃO Carga horária: 32 Créditos: 2.0
Ementa
Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo, sob a orientação de um professor ou de grupo de professores.
Bibliografia

Não há bibliografia específica, será definida pelo professor.

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Disciplina: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: SIM Carga horária: 48 Créditos: 3.0
Área(s) de concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Ementa
O professor e o profissional da área. O saber e o conhecimento. Didática e metodologias para o ensino de Ciências e Matemática. A Engenharia Didática. A Seqüência Fedathi.

Bibliografia
HENNING, J. G. Metodologias de Ensino de Ciências. Ed. Mercado Aberto, 1994.
CHEVALLARD, Yves. GASCÓN, Josep. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Ed. Artmed, 2001.
ARTIGUE, Michele. Ingénieire didactique, Didactique des Mathématiques. Delachaux et Niestlé, 1996.
BORGES Neto, Hermínio. Cunha, F. G. M. e Lima, I. P. A Seqüência Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem da Matemática e sua aplicação de retas paralelas, GT 19: Educação Matemática – EPENN. São Luiz, 2001.
MOREIRA, M. A., MASINI, Elcie A. F. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. 2ª ed. São Paulo. Centauro, 2006. 111p.
Revista Brasileira de Ensino de Física.

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Disciplina: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: NÃO Carga horária: 32 Créditos: 2.0

Ementa
Histórico, evolução e contextualização da educação à distância no país e no mundo e sua relação com as teorias educacionais. As tecnologia da informação e comunicação, TICs, esua incorporação ao cenário e práticas escolares. Uso das TICs em EaD. A formação do professor em EAD, o papel do tutor, mediação pedagógica e a aprendizagem autônoma e colaborativa. Produção de material instrucional. Software educativo.

Bibliografia
VALENTE, J. A. (org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. 1ª ed. Campinas, Unicamp/Nied, 2003. 203 p.
PALLOFF, R. K., PRATT, K. O aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudante on-line.
MORAES, C. M. (org.). Educação à distância: fundamentos e práticas. Campinas. Unicamp/Nied, 2002.
ALMEIDA, M. E. Bianconci. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo. Ed. Articulação Universidade Escola, 2004.
NARDI, R. (org.). Questões atuais no ensino de ciências. Ed. Escrituras. São Paulo, 2005.
Revista Brasileira de Informática na Educação.
Revista Brasileira de Ensino de Física.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Disciplina: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: NÃO Carga horária: 48 Créditos: 3.0
Ementa
Instrumentos de divulgação científica. Teatro científico. Show de ciências. Vídeo e CDRoms de natureza científica. Feira de ciências. Exposição interativa de ciências. Técnicas de apresentação pública. A matemática segundo não-matemáticos. A Matemática segundo os matemáticos. Porquê aprender Matemática. O papel da História da Matemática na divulgação. Matemática e as artes. Fundamentos lógicos e epistemológicos. Aplicações da Matemática.

Bibliografia
GLEISER, M. A Dança do Universo.ED. Companhia das Letras, 1ª Ed. 1997.
HAWKING, S. Breve História do Tempo. Ed Gradiva, 1994.
HARDY, G., SNOW, C. P., GUZMÁN, M., FERNÁNDEZ, J., Apologia de um matemático. Martins Fontes. 1999.
HAWKING, S. God created the integers. Running Press., 2005.
STEWART, I. Será que Deus joga dados? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
SAGAN, C. Cosmos. Série em cinco DVDs. Abril Cultural.
GARDING, L. Encontro com a Matemática, Brasília Ed UnB. 1997.
GELL-MAN, M. O quark e o jaguar: aventuras no simples e no complexo. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1996.
VÍDEOS:
Cosmos – Carl Sagan

REVISTAS:
Galileu
Super Interessante
Scientific American Brasil
National Geographic Brasil

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Disciplina: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: SIM Carga horária: 96 Créditos: 6.0
Ementa
Trabalho de elaboração da dissertação.

Bibliografia
Não há bibliografia específica, será definida pelo professor.