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SEGURANÇA E ÉTICA EM LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA

Disciplina: SEGURANÇA E ÉTICA EM LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: NÃO Carga horária: 32 Créditos: 2.0

Ementa
Características de um laboratório seguro, Conceitos e abrangência da Legislação Brasileira de Biossegurança. Segurança em laboratório: EPC e EPI. Sinais e rótulos de risco. Risco de
acidentes mecânicos e elétricos. Procedimentos recomendados em um laboratório. Tipos de produtos químicos perigosos. Tipos e utilização de organismos geneticamente modificados
(OGMs). Regras do manuseio, armazenagem e descarte de produtos químicos. Práticasseguras no manuseio e descarte de OGMs nos laboratórios de ensino, de pesquisa e em biotérios. Noções de primeiros socorros em laboratórios. Acidentes em laboratórios.
Bioética.

Bibliografia
ALMEIDA-MURADIAN, Lígia Bicudo de. “Equipamentos de Biossegurança”. In:
Manual de Biossegurança. Barueri, Editora Manole, 2002, Cap 4, p. 57-86.
ANDRADE, A.; PINTO, S.C.; OLIVEIRA, R.S. (Org.). Animais de Laboratório: criação
e experimentação. Ed. Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ: 388p.
BRASIL. Leis, Decretos, etc. Instrução Normativa n.7, Diário Oficial da União, Brasília,
n133, 9 de jun. 1997, Seção 3, p. 11827-11833.
COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA (CTNBio). Cadernos de
biossegurança: legislação. Brasília: MCT. 2000. 230 p.
DEL PINO, J.C.; KRÜGER, V. Segurança no Laboratório. Porto Alegre: CECI[RS,
1997.
HIRATA, M.H., MANCINI-FILHO, J. Manual de Biossegurança, Barueri, SP, Editora Manole, 2002, 496p.
REYMOND, M.A., STEINERT, R., ESCOURROUW, FOURTANIER, G. Ethical, legal and economic issues raised by the use of human tissues in postgenomic research, Dig. Dis., v.20(3,4); 257-65, 2002.
RICHMOND, J.Y, NESBY-O’DELL, S.L. Laboratory security and emergency response guidance for laboratory working with the selected agents. Center for Disease Control and Prevention, MMWR Recomm. Rep v. 6, p. 1-6, 2002
TORREIRA, R.P. Manual de segurança industrial, Margus Publicações, 1999. p.839- 928.
www.sciencemag.org. The architect behind the new fortress of science. Science, v.299, p.812-15, 2003.

QUÍMICA II

Disciplina: QUÍMICA II
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: SIM*
Carga horária: 64 Créditos: 4.0

Ementa
Ligações químicas e estrutura molecular, envolvendo elementos representativos e de transição. Química de coordenação e organometálicos: estrutura e reatividade. Química no estado sólido e dos materiais. Aspectos básicos da Química Orgânica: modelos de ligação; grupos funcionais; interações intermoleculares; propriedades físicas; propriedades químicas; Estereoquímica. Reações orgânicas; intermediários reativos; termodinâmica e cinética das reações. Tratar conceitos fundamentais e atuais de Química Inorgânica e Orgânica, com vistas à atualização teórico-prática do professor e à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem sob sua responsabilidade.

Bibliografia
ATKINS, P.W. Química Inorgânica, 3 a  edição. São Paulo, ed. Bookman, 2003.
CLAIDEN, J.; GREEVES, N.; WARREN, S. E WOTHERS, P.; Organic Chemistry.
Oxford University Press, 2001.
McMURRY, J. Química Orgânica. Vol. 1 e 2. 6ª ed. Trad. R. B. de Alencastro. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
SOLOMONS, T.W. Química Orgânica. Vol. 1 e 2. 6ª ed. Trad. Horácio Macedo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
Manual para Atendimento de Emergências com Produtos Perigosos. ABIQUIM/Pró-Química, 4ª Ed. São Paulo, 2002.

QUÍMICA I

Disciplina: QUÍMICA I
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: SIM*
Carga horária: 64 Créditos: 4.0

Ementa
Propriedades dos gases; Leis da Termodinâmica; Entropia e energia livre; Potenciais químicos; Espontaneidade e equilíbrio; Soluções; Equilíbrio de fases; Macromoléculas e coloides; Equilíbrio químico em solução aquosa; Métodos clássicos de análise quantitativa (gravimetria e análise volumétrica); Métodos instrumentais de análise; Abordagem de conceitos fundamentais e atuais de Química Analítica e Físico-Química, com vistas à atualização teórico-prática do professor e à melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem sob sua responsabilidade; RElaboração de experimentos com materiais alternativos para serem aplicados em sala de aula.

Bibliografia
ATKINS, Peter, JONES, Loreta, Princípios de Química, 1ª Ed Bookman, 2001.
MOORE, Walter J. Físico-Química. Vol. 1 e 2, 4ª Ed. Editora Edgrad Blücher Ltda, 1976.
CASTELLAN, Gilbert. Fundamentos da Físico-Química, Editora LTC, 1986.
SKOOG, D.A.; HOLLER, F.J.; NIEMAN, T.A. Princípios de Análise instrumental, 5ª
edição. Porto Alegre: Editora Bookman, 2002.
SKOOG, D.A.; WEST, D.M.E; HOLLER, F. JAMES, Analytical chemistry: an introduction, 6
th
 ed. 1994.
BACCAN, N., ANDRADE, J.C., GODINHO, O.E.S.; E BARONE, J.S. Química Analítica Quantitativa Elementar, 3ª Edição revista, ampliada e reestruturada. Campinas, SP: Editora Edgard Blücher, 2001.
MENDHAM, J., DENNEY, R.C., BARNES, J.D., THOMAS, M.J.K., VOGEL, Análise Química Quantitativa, 6 a  edição, Rio de Janeiro, LTC, 2002.
HARRIS, D.DC. Análise Química Quantitativa, 7 a  Edição, Rio de Janeiro, LTC, 2008.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: NÃO Carga horária: 48 Créditos: 3.0
Ementa
Revisão crítica das abordagens teórico-metodológicas que delimitam a pesquisa tradicional.
Elementos definidores do processo de investigação científica. Principais procedimentos e técnicas de pesquisa.

Bibliografia
MICHAEL, Maria H. Metodologia da Pesquisa Científica em Ciências Sociais. Porto Alegre, 2005
KOCHE, J. C. Fundamentos da metodologia científica: Teoria da ciência e prática da pesquisa. Porto Alegre. Vozes, 2003
LAVILLE, Christian, DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: UFMG, 1999
FREITAG, Bárbara. O indivíduo em formação: diálogos interdisciplinares sobre educação. São Paulo: Cortez, 1994
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981
LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo. Atlas. 1995. 214p

MATEMÁTICA II

Disciplina: MATEMÁTICA II
Nível: MESTRADO PROFISSIONAL
Obrigatória: SIM
*
Carga horária: 64 Créditos: 4.0
Ementa
1. Números.
Noções de linguagem de conjuntos. Relações de equivalência. Construção dos números inteiros e racionais. Números primos. Divisibilidade. Algoritmo de divisão. Congruência. Aritméticas.
2. Vetores e matrizes.
Álgebra de vetores e matrizes. Espaços euclidianos. Transformações lineares. Formas bilineares. Produtos internos. Isometrias. Noções de Relatividade Restrita. Formas canônicas de transformações lineares. Aplicações. Números complexos e Geometria Plana.
3. Noções de álgebra.
Anéis, grupos e corpos: estruturas algébricas a partir de exemplos. Polinômios. Quatérnions. Algoritmo euclidiano de divisão. Equações polinomiais: tópicos para ensino. Grupos de permutação. Resolubilidade de equações polinomiais.
4. Geometrias e grupos.
Geometria euclidiana: perspectivas para ensino integrado à álgebra. Noções de Geometria Projetiva. Grupos de simetria discretos: exemplos em Geometria, Artes e Ciências. Movimentos rígidos no espaço. Geometrias e trigonometrias esférica e hiperbólica em dimensão dois. Geometrias não-euclidianas.

Bibliografia
D. STANAT & D. MaCALLISTER, Discrete mathematics in computerr science.
Prentice Hall, 1977.
FRALEIGH, John B. A first course in abstract algebra, Addison-Wesley, 1968
COXETER. Introduction to Geometry. Wiley.
WEYL, H. Simetria. Edusp.
Scientific American. Gênios da Ciência.